domingo, 10 de março de 2013

Mulher inteligente (homem também)


Bons hábitos têm o poder melhorar a sua qualidade de vida e até mesmo de prolongá-la. É o que mostra pesquisa do British Medical Journal, que apontou que um cotidiano saudável reduz 55% o risco de morte por doenças do coração e por câncer. Confira a lista de hábitos que vão ajudá-la a ter controle sobre a saúde:

1 – Respeitar o corpo: Na correria diária, é comum deixar de lado as necessidades biológicas, como fome, sede, sono e a vontade de ir ao banheiro. Esse hábito desequilibra o organismo e pode causar desde queda no rendimento e prisão de ventre até infecções como cistite.

2 – Alimentar-se bem: Cinco porções diárias de hortaliças e frutas, consumo diário de grãos integrais, cereais e leguminosas, e 1,5 a 2 litros de água por dia protegem de várias doenças e ainda por cima colaboram com a beleza da pele e dos cabelos.

3 – Fracionar a dieta: Cinco ou seis refeições mais leves ao dia, ao invés de duas ou três mais pesadas, favorecem a digestão e o melhor aproveitamento dos nutrientes, além de evitar o ganho de peso. O jejum aumenta o stress e ajuda a gordura a se depositar no abdome.

4 – Fazer exercícios: é preciso praticá-los regularmente. Reorganize a agenda e faça-os no horário em que se sente mais disposta. Priorize atividades aeróbicas e não abra mão de orientação especializada.

5 – Preservar o sono: Dormir é essencial para a regeneração dos tecidos do organismo, para a consolidação da memória e para a fabricação de hormônios. Se tem dificuldades para dormir, ajuste seus hábitos. Não resolveu? Corra para um especialista.

6 – Espreguiçar: Estique-se na cama, vire-se de um lado para o outro. Isso ativa a circulação e previne dores e lesões.

7 – Desarmar o stress: Sente-se sobrecarregada, não consegue dar conta de todos os compromissos que gostaria de cumprir? Dê uma paradinha na correria. O stress agrava diversos distúrbios e aumenta o risco de doenças cardíacas. O autoconhecimento pode ser uma boa alternativa. Estabelecer limites, relaxar e eleger prioridades também são essenciais.

8 – Apagar o cigarro: tarefa nada fácil, especialmente para as mulheres, que têm uma relação emocional com o fumo. As chances de sucesso são maiores com medicação e terapia. Mas você pode tentar sozinha: marque uma data, jogue os maços fora, coma alimentos pouco calóricos mais vezes ao dia e beba muita água gelada.

9 – Usar protetor solar todo dia: além de prevenir o câncer de pele, este hábito evita manchas e rugas causadas pelo sol. Sabia que os raios ultravioleta deixam a pele flácida? Aplique o produto no rosto, no colo, nas mãos e nas demais partes do corpo expostas à luz solar.

10 – Escovar os dentes: É fundamental para evitar cáries e doenças na gengiva. Deve ser feito mesmo após as refeições secundárias.

11 – Controlar o peso: Já chega a 43,4% o índice de brasileiros com sobrepeso. Para fugir do efeito sanfona ou de transtornos alimentares, as dietas devem ser feitas apenas com acompanhamento de especialistas. Eliminar a culpa e dissociar comida de emoções também é fundamental.

12 – Fazer checkups: Diagnósticos precoces e avaliação do risco de doenças são os principais benefícios desse hábito. Ginecologista a cada seis meses e uma revisão anual com o clínico geral são indispensáveis.

13 – Ficar em silêncio: O excesso de estímulos externos a que estamos expostas nos faz esquecer-se de olhar para dentro. A meditação ou um simples relaxamento de cinco minutos no meio do expediente podem fazer maravilhas por você.

14 – Saborear a vida: outro princípio básico que acaba sendo relegado em função dos afazeres. É necessário enfrentar a rotina com prazer entusiasmo.

15 – Ter amigos: Ter com quem desabafar e aproveitar os bons momentos prolonga a vida e deixa a depressão bem longe. Está esperando o quê?
Informações extraídas da revista Claudia de abril.

 

 

 

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