sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Folclore

A data existe desde 1965, quando foi criada através de um decreto federal. Folclore é reunião de todas as tradições, lendas e crenças de um país.
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo e foi formado ao longo das décadas por índios brancos e negros.
Para ser considerado folclore, é necessário que seja praticado por um grande numero de pessoas e que tenham origem anônima.
Uma das lendas brasileiras mais conhecidas é o saci-pererê, que adora fazer travessuras, como esconder brinquedos e derramar sal na cozinha.
O folclore da mula-sem-cabeça ainda é lembrado em pequenas cidades. Diz-se que ela aparece onde existam casas rosa ou escuras. A lenda diz que a mula sem cabeça é uma mulher que namorou um padre e foi amaldiçoada. De quinta para sexta ela vai para uma encruzilhada onde se transforma.
Mas o folclore não exista somente em lendas. Ele pode ser percebido na linguagem, artesanato, religiosidade e até no tipo de roupas de uma nação. A dança, por exemplo, pode mostrar as características, os hábitos e os costumes de um país.
A única companhia de dança folclórica profissional do Brasil é o Balé folclórico da Bahia, criado em 1988, que realiza coreografias inspiradas na cultura baiana. Entre elas, estão o xaxado (ritmo surgido no sertão nordestino) e o boi-bumbá (dança característica em estados como Maranhão, Ceará e Bahia).
A palavra ‘folclore’ foi criada a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. “Folk”, em inglês, quer dizer “povo”, e “lore”, conhecimento.
Assim, folk + lore (folklore) quer dizer “conhecimento popular. O termo foi criado em 22 de agosto de 1846 por William John Thoms (1803 * 1885), um pesquisador da cultura européia.
Copiei.

2 comentários:

Maysha 3 de dezembro de 2010 09:04  

Ola Ligia, que saudades.
Como vais amiga?
Lindo texto, o blog continua em grande
Um beijo de carinho
Maysha

Silmara F. 4 de dezembro de 2010 04:11  

Oi amiga td bem?
Mudei a reouinha do meu blog Casa e Fogão, passa lá pra ver se você gosta.
Bjs e um excelente final de semana.

Comigo agora

  ©Template Fragmentos (Textos, Poesias, etc) by Silmara Layouts