quinta-feira, 29 de abril de 2010

Um Passeio na Quinta da Boa Vista

Quinta da Boa Vista - Rio de Janeiro
É muito bonito o Parque da Quinta da Boa Vista, que fica no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Nele se encontram o Palácio de São Cristóvão, onde funciona o Museu Nacional, o zoológico da cidade e o Museu da Fauna. O parque tem aproximadamente 600.000 metros quadradros e foi tombado pelo IPHAN em 1938. Seus jardins em estilo romântico foram feitos pelo francês Auguste François Glaziou e pelo Major Gomes Archer, tendo início o trabalho em 1866 e a sua inauguração em 1876.
Histórico:
A área pertenceu inicialmente aos jesuítas, e foi doada ao Príncipe Regente D. João VI, em 1º de Janeiro de 1809, pelo comerciante Elias Antônio Lopes. A propriedade, que compreendia ampla casa e chácara, ao longo dos anos recebeu diversas intervenções, que a ampliou ao formato que hoje conhecemos. Nela residiram D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, com suas famílias, e nasceram D. Maria da Glória, depois Rainha Maria II de Portugal, e a Princesa Isabel. Foi residência da família Real e Imperial até a proclamação da República em 1889. Em 1891 o palácio abrigou a Assembléia Constituinte que promulgou a primeira Constituição republicana e finalmente em 1893 foi transformado na sede do Museu Nacional.
O Palácio

Antigo Portão

Templo de Apolo

Vista do Templo de Apolo com Palácio ao fundo

Outra vista do lago

Ainda parte do lago

Aqui, a entrada do Zoológico
Zoológico
Com uma área de 138 mil metros quadrados, mais de 2.100 animais entre répteis, mamíferos e aves e cerca de 400 espécies, o zoológico do Rio é o mais antigo do Brasil. Possui o maior plantel de primatas brasileiros, a maior coleção de aves expostas do país e, no setor de fauna, reproduzem-se espécies raras e ameaçadas de extinção como o urubu rei, a ararajuba e o mico leão dourado.Com uma visitação mensal de 70 mil pessoas, e em média, 110 turmas escolares, a Fundação RIOZÔO tem como objetivo muito mais que ser apenas uma vitrine de animais. Possui diversas atividades educativas para grupos de visitação orientadas.
Fonte: Google.



3 comentários:

Arnoldo 30 de abril de 2010 05:06  

Bom dia Ligia, já visitei este lugar e não sei por que agora consegui ve-lo em toda a sua beleza. belo trabalho o seu. um abraço deste amigo

Maysha 2 de maio de 2010 07:32  

Obrigada amiga, um dia feliz para ti tambem.
Como vais Ligia? e a Guita?
Gostei deste texto e das imagens nem se fala, muito bonitas.
Um beijo para ti e para a Guita, fica bem
Isa

Guita 16 de maio de 2010 06:57  

Oi Ligia, esta postagem me fez voltar no tempo, vc lembra! Bjs de todos aqui. Te amo

Comigo agora

  ©Template Fragmentos (Textos, Poesias, etc) by Silmara Layouts