quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Curiosidades... 7 - 8 - 9

7) Por que há uma espécie de 'Choque' quando se bate o cotovelo na quina da mesa?
A reação é causada pela compressão de um nervo chamado ulnar.
No cotovelo, o nervo ulnar está muito exposto, ficando suscetível a pancadas.
Esse nervo está ligado aos dedos mínimo e anular. Por isso, a sensação de choque se espalha do cotovelo até esses dois dedos.

8) Estalar os dedos engrossa as articulações?
Não. Ao esticar o dedo, o líquido sinovial lubrificante da articulação responsável por diminuir o atrito se desloca sob o vácuo formado entre as articulações, fazendo o barulho do estalo', ensina o ortopedista cirurgião de mãos Luís Nakashima.
O mesmo fenômeno pode ser percebido nas costas e nos joelhos.
Provocar o estalo no dedo não faz mal algum.

9) Por que tenho a impressão de já ter visto um lugar onde
nunca estive?

A sensação de 'déjá vu' pode acontecer com quase todos e tem origem biológica. O hipocampo - região do cérebro responsável pelo processamento da memória - é ativado fora de hora, exatamente quando está ocorrendo um fato novo, dando a impressão de que aquilo já estava registrado, de que é um fato do passado.
O evento é mais freqüente em pessoas com epilepsia no lobo temporal e isso, provavelmente, está relacionado com 'disparo' anormal do hipocampo, um dos centros cerebrais da memória', explica o psiquiatra Roberto Sassi.
Mas isso não implica que pessoas que tenham 'déjá vu' sofram de epilepsia.
Fonte: Internet.

2 comentários:

Maysha 17 de setembro de 2009 13:05  

Mais um belo post bem elucidativo.

Ligia gostava que trouxesses para o teu blog o selo que tu propria fizeste e me ofereceste.
É o simbolo do meu blog e na verdade minha amiga somos todos irmãos.
A ti, minha irmã e amiga querida ofereço-te com toda a minha amizade
Beijo de luz

Os teus sobrinhos estão cada dia mais lindos e mandam beijocas fofas
Isa

Sol e Luar 19 de setembro de 2009 02:15  

Bom fim de semana Ligia
Beijo

Comigo agora

  ©Template Fragmentos (Textos, Poesias, etc) by Silmara Layouts